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 SALVAÇÃO.

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Dalton
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MensagemAssunto: SALVAÇÃO.   13/1/2010, 08:18

Olá!
Paz irmãos!

Todo que professa o Senhor JESUS, se diz salvo.

Gostaria de começar um questionamento aqui neste fórum, para termos um entendimento pleno do que é salvação.
Do que voce pensa ser salvo?

Espero que com as respostas que virão, comecemos um profundo estudo.
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José Neto
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MensagemAssunto: Re: SALVAÇÃO.   13/1/2010, 12:11

A salvação é conquistada dia após dia, você pode andar na palavra toda a sua vida, mas se no último dia você pecar e morrer sem se arrepender, pode ter certeza que não tem salvação não.
"vigiai pois não sabeis o dia e a hora" Mat 24:42

Temos que nos cuidar pois alguns irmãos estão sendo levados pela teoria da predestinação.


Temos um tópico onde debatemos bastante este tema.
Veja: http://pontodoevangelho.forumeiros.com/assuntos-polemicos-teologicos-f1/e-possivel-perder-a-salvacao-t34.htm?highlight=salva%e7%e3o

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Dalton
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MensagemAssunto: Re: SALVAÇÃO.   13/1/2010, 12:38

Paz, Neto.
O questionamento em questão, é "Do que voce acha que é salvo?"

E não como a alcançaremos...

Falamos que os que crêem em Jesus são salvos, mas é difícil até de encontrar um teólogo experiente, que nos esclareça exatamente isso. Motivo pelo qual postei essa pergunta.
Espero que mais irmãos opinem a respeito, para aí então começarmos tentar esclarecer esse pequenino, mas imprescindível fato.

Obrigado,

dalton@vivos.com.br
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Dalton
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MensagemAssunto: Re: SALVAÇÃO.   1/2/2010, 14:18

Boa tarde foristas!

Bem, como já faz uns dias e ninguém exceto eo Neto me responderam essa pergunta, faço aqui uma informação do que penso ser 'do que somos salvos'.
Com o advento do pecado ocorrido no paraíso por Adão e Eva, pecado esse que gerou a morte, motivo pelo qual Deus expulsou-os de lá, fica mais fácil compreender ou responder esse questionamento.
Com certeza que Adão foi feito para ser morada do Deus Altíssimo. Porém como o pecado instalado em seu corpo, fica fato que Adão morreria, e Deus não poderia permitir que a morte, a qual é a natureza do diabo, permanecesse no Jardim do Édem no corpo de Adão.
Por isso, nós os que cremos em Deus e no Senhor Jesus, entendemos que Ele nos Salvou da morte Física.

(João 5:24)- "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida."

(João 6:47)- "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna."

Essa é a SALVAÇÃO oferecida por Deus através de Cristo Jesus para aquele que crê.
A Vida Eterna, a salvação de nosso corpo físico.

Pois se condenação é igual a morte; salvação só ode ser Vida!
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Kado
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MensagemAssunto: Re: SALVAÇÃO.   1/2/2010, 22:05

Com relação a esse questionamento, nós somos salvos por Deus de três coisas:

1ª) De nós mesmos, ou seja, da nossa natureza caída desde o Éden;

2ª) Somos salvos da ação das trevas que dominam esse mundo. Nesse aspecto, Deus, nos protege e nos salva tanto da causa quanto do efeito do mal;

3ª) Deus nos salva da condenação eterna, pois em cristo tudo está consumado. e sendo a salvação uma obra exclusiva de Deus, onde o homem é agente passivo, não há a menor possibilidade de perdê-la. Cuidado com a teologia arminiana, amplamente disseminada, porém totalmente antibíblica e antropocêntrica.
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Dalton
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MensagemAssunto: Re: SALVAÇÃO.   4/2/2010, 14:35

Boa tarde Kado!



Olha, nem teologia arminiana e nem calvinista.

Estou me referindo sim, á salvação ofertada pelo Senhor Jesus.

A qual não é antibíblica ou antropocêntrica.

Mas confirmada pelo pregador Paulo do cristianismo, aos gentis

(Romanos 8:2) – “Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.”



E também o falado por Cristo Jesus aos que nEle crêem.

(João 8:51)-“Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.”



E a condenação eterna da qual você menciona é a 2ªmorte, imputada aos que quando ressuscitarem, e neles não forem achadas justiça que os livre haverá então pra esses morte eterna, a (2ª).

Mas os que creram nas palavras do Senhor Jesus, esses nem a 1ª morte foi-lhes impingida, uma vez que Cristo morreu a nossa morte

(Colossenses 2:14)-" Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz."



Poderia haver maior treva do que a morte?



(I Corintios 15:26)- " Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte."

Se a morte é um inimigo a ser aniquilado, do que Deus através do Senhor Jesus nos salvou? Só pode ser deste inimigo comum da humanidade.



(Romanos 5:6) - Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. (nós)

(Romanos 5:Cool - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

(II Corintios 5:14)-“Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram.”



E se eu já morri com Cristo, morri então a 1ª morte, pois se eu morrer de fato fisicamente, já estou na 2ª morte, e se ainda for nesse caso ressuscitado e não for achada justiça em mim, serei lançado aonde? Na 3ª morte?



(Efésios 2:6)– “E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;”

Jesus já ressuscitou e nos ressuscitou com Ele, como podemos morrer de novo?



(II Timóteo 1:10) - E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho;

Devemos crer sim, desta maneira.
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Rafael Rosa
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MensagemAssunto: Re: SALVAÇÃO.   8/3/2010, 02:26

Paz amado irmão Dalton, li sua pergunta dias atrás e então elaborei um artigo para responder sua pergunta, espero que voçê leia e que outros participantes deste forúm leiam e entendam o que significa salvação e deixem de expressar uma fé insegura que precise ser conquistada dia após dia ( espero que seja só força de expressão).

1.CONCEITO DE SALVAÇÃO

Na Bíblia, o termo salvação tem diversos significados. Ë um substantivo que vem do verbo grego usado pela Septuaginta para traduzir palavras do hebraico, como: salvar, guardar isento e são, livrar de perigo ou destruição. o oposto de “apollumi”, que significa destruir, de onde vem “Apoliom”: Ap 9.11.

No Antigo Testamento é empregada, principalmente em Isaías e nos Salmos, para demonstrar a obra de Jeová ao livrar o seu povo das gentes, e antecipa sua salvação final na volta de Cristo. No Novo Testamento o termo é mais amplo em seu significado e parece representar toda obra de Deus em favor dos seus, até que cheguem à sua presença, livres para sempre do pecado e fora do alcance do Diabo e dos homens perversos. Assim, no Novo Testamento o termo salvação é empregado no sentido de salvar ou livrar de perigo ou destruição (Mt 8.25; 14.30; 24.22; At 27.20, 31; 2 Pe 4.18); no sentido de indicar cura (Mt 9.22; Mc 5.34), tanto física como espiritual: Lc 7.50.

O uso mais constante do verbo é no sentido de libertação do julgamento messiânico (Jl 2.32); libertação de males que obstruem o livramento messiânico (Mt 1.21; Rm 5.9; Tg 5.20); tomar alguém participante da salvação oferecida por Cristo: Mt 19.25; Jo 3.17.

A forma nominal do hebraico transmite a idéia geral de segurança ou sossego, ou tranqüilidade (2 Sm 22.51), ao passo que a forma grega demonstra segurança ou saúde: Lc 1.69 em diante. Há duas palavras gregas que se referem à salvação: “soterios”, referindo-se àquele que traz a salvação (Tt 2.11; Lc 2.30; At 28.28); e “soteria, soterion”, significando livramento ou preservação de inimigos (At 7.25), preservação da vida física, libertação (At 7.34) ou saúde: Hb 11.7. Também é empregada muitas vezes para expressar salvação espiritual: Lc 19.9; Jo 4.22; Rm 10.10.

Como vimos, encontramos na Bíblia diversos significados para a palavra salvação. Os termos são diferentes em suas concepções, variando de livro para livro. Com base, no entanto, nas informações das escrituras, cremos que o homem pode experimentar diversas fases na salvação e que cada uma delas contribui com algo, produzindo maior profusão de luz divina, quando tomadas em conjunto. Assim, podemos dizer que o vocábulo salvação pode expressar essas três idéias:

1.1. Salvação instantânea (esta não tem como perder)— A salvação da alma, uma vez significando libertação da condenação, é completa e segura a partir do momento em que o homem confia em seu Salvador (Jo 6.47); transmite a idéia de redenção do pecado (At 2.21; 16.31; Rm 10.10); traz no seu bojo a idéia de perseverança dos santos; é sinônimo de nascer de novo (Jo 3.3-7), matricular-se na escola de Jesus (Mt 11.29), de matrimônio espiritual (Jo 3.29) ou de adoção na família de Deus: Rm 8. 15-23. Outros textos que falam dessa salvação: Ef 2.8; 2 Tm 1.9; 1 Pe 1.9,10; Hb 5.9; Jd 3.

1.2. Salvação contínua ( ai sim concordo em dizer dia após dia)— Transmite a idéia do crescimento em conhecimento, graça e serviço para o Senhor Jesus Cristo: 2 Pe 3.18; Fp 2.12; 2 Co 1.6. Neste sentido, a salvação está relacionada às boas obras que evidenciam nossa salvação: Ef 2.8-10; Fp 2.12,13. Esta salvação contínua também é chamada de santificação, pela qual crescemos na semelhança de Jesus Cristo, tema que abordaremos mais adiante.

1.3. Salvação futura — Significa o climax do processo redentor, ou seja, a vida que receberemos na eternidade em troca de nossa fidelidade ao serviço de Jesus Cristo. Diz respeito à totalidade de benefícios e bênçãos no Céu, herança dos remidos: Rm 13.11; 1 Ts 5.9; Hb 9.28; Ap 12.10. Haverá diferenças na recompensa. A esta fase final da salvação chamamos de glorificação, ou a realização completa para o cristão, tema que também abordaremos mais adiante. Gememos neste corpo, sentindo os impulsos da carne por dentro e a pressão do mundo por for a, mas somos “guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo”, 1 Pe 1..5. Essa salvação futura está relacionada também à volta de Jesus Cristo, abrangendo “toda a obra de Deus em relação à totalidade do homem, já que receberá, na primeira ressurreição, um corpo glorificado por meio do qual se cumprirá todo o propósito de Deus em relação ao homem”: 1 Co 15.42~55.6
Ë certamente sobre o tema da salvação que as opiniões divergem, umas colocando a salvação dentro dos moldes praticáveis na época do Novo Testamento e esquecendo que hoje o contexto é outro (a mensagem de salvação é a mesma, mas deve ser apresentada de forma diferente, atingindo às necessidades do homem atual); outras, colocando a salva­ção dentro de um contexto puramente humano, nada lhe atribuindo de divino, isto é, humanizando-a, permitindo que perca seu valor e efeitos divinos.
Uma das grandes carências da teologia atual é a ausência de pro­funda e lúcida reflexão sobre o tema da salvação. Temos aí uma grande verdade, pois, se existe um tema na teologia contemporânea que causa celeuma é a salvação. Muitos têm medo de abordá-lo, não que a salvação seja irreflexionável, mas por ter sido transformada em mera figura de expressão, em conceito filosófico. Quando alguns têm a felicidade de defini-la e colocá-la em prática (estendendo a salvação a outros através da pregação), aparecem outros dizendo que a definição e a prática estão erradas. Onde existe sinceridade para com Deus, através do Senhor Jesus Cristo, cremos que existe a salvação, existe a remissão dos pecados, pois “a salvação é um ato de Deus, iniciado por Deus, executado por Deus e por Deus sustentado”. Se é Deus quem comanda todo o processo da salvação, como aparecem algozes levantando-se para dizer que esta ou aquela religião não prega a salvação? Refiro-me às religiões e denominações que se dizem fundamentadas na Bíblia e professam o Senhor Jesus Cristo como Salvador, dizendo-se salvos.
Não existe senso de julgamento individual ou coletivo. Se nossos semelhantes se dizem salvos devemos respeitar o testemunho de cada indivíduo desde que profecem afé em Cristo sem deturpar as escrituras.
A problemática humana sempre atrapalhou a pregação do Evangelho. Hoje, mais do que nunca, isso acontece porque as correntes teológicas se multiplicam e as doutrinas divergem; se peneirarmos todas elas, dois elementos hão de permanecer: um fundamento e um objetivo. A culpa recai sobre o próprio homem pois um critica o outro por causa do egoísmo, do orgulho, da falta de sabedoria e discernimento.

A salvação sempre foi o alvo da procura incessante do homem e é a chave para a interpretação de qualquer religião. A preocupação mais profunda do homem tem sido sua realização espiritual, sua completa libertação, vivendo ele na esperança de que, mesmo sendo a vida neste mundo socialmente desproporcional, uma vida de sofrimento e solidão, alcançará aquilo que não lhe é outorgado por homem algum, mas é fruto de seu relacionamento íntimo com Deus, o Criador de todas as criaturas e Salvador de todos aqueles que aceitarem a GRAÇA, sendo transformados pelo Seu AMOR.


NOTAS BIBLIOGRÁFICAS

Trenchard, Ernesto — Bosquejos de Doctrina Fundamental, p. 54

Graham, B. - Mundo em Cluzmas, p. 134

Croatto, J. 5. - História da Salvaçâo, p. 21
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Pr. Elcio Meneses
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MensagemAssunto: Re: SALVAÇÃO.   11/3/2010, 23:13

A Paz do Senhor Jesus Cristo.

Pude obervar que está havendo uma certa divergência sobre que tipo de salvação este tópico se refere, devo inclusive mencionar que as explicações do nosso irmão "Rafael" sobre as interpretações dos textos em grego que falam de salvação, realmente estão de acordo.

Mas eu acredito que este tópico tenha sido levantado para falar sobre a SALVAÇÃO garantida pelo Senhor Jesus Cristo aos que crerem no seu Nome, a saber os nascidos de novo, e isto pelo poder da Palavra de Deus.
a SALVAÇÃO que se refere a vida eterna.

Portanto, há um artigo que comentei no tópico: É possível perder a salvação?

http://pontodoevangelho.forumeiros.com/assuntos-polemicos-teologicos-f1/e-possivel-perder-a-salvacao-t34-45.htm#737

Onde procurei explicar um pouco sobre o assunto SALVAÇÃO.

Se alguns irmãos desejarem ver e comentar, é só clicar no link acima.

Espero ter contribuido.

Deus abençoe
Em Cristo
Pr. Elcio Meneses
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MensagemAssunto: Re: SALVAÇÃO.   

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