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 Um só mediador?

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Vanessa
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MensagemAssunto: Um só mediador?   18/8/2007, 17:34

Por aí vemos alguns credos propagarem a existência de não apenas um mediador mas vários, como "santos" etc, alegam que os mortos podem intercederem junto a Jesus, mas a bíblia cita apenas um mediador:

I TIMóTEO - 2:5
- Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,

JOÃO - 14:6 - Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
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Leandro Cordeiro
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MensagemAssunto: Re: Um só mediador?   18/8/2007, 19:02

Correto, temos apenas um mediador, Cristo Jesus....
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Mauricio
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MensagemAssunto: Re: Um só mediador?   7/11/2007, 23:19

Um só Mediador da mesma forma que Um só Filho de Deus.

"Deus amou tanto o mundo que lhe deu seu Filho UNICO para que todo o que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna" João 3,16

E nós não somos filhos de Deus ? Jesus não nos ensinou a orar o Pai Nosso ?

Somos filhos de Deus em Jesus, por Jesus, com Jesus.
Não somos filhos de Deus por conta própria, mas sempre por Jesus, com Jesus e em Jesus.
Depois que morremos não deixamos de ser filhos de Deus.

Da mesma forma a questão da mediação.
Jesus é o Unico Mediador.
E nós somos mediadores em Jesus, com Jesus, unidos a Jesus, por Jesus.
Não somos mediadores por conta própria, mas sempre por Jesus, com Jesus, em Jesus (e por isso podemos orar uns pelos outros)
Quem já morreu não deixa de ser filho de Deus e nem mediador em Jesus, por Jesus e com Jesus. Pelo contrário, plenifica sua união com Jesus e plenifica o ser filho de Deus e o ser mediador em Jesus, por Jesus, com Jesus.

Jesus sempre é o centro da Fé Católica.

O fato de sermos filhos de Deus diminui Jesus ser o Filho ? Não !!! Pelo contrário, Ele é tão Filho que nós somos filhos por meio dEle !!!
O fato de sermos mediadores (ou os santos no céu) diminui Jesus se o Mediador ? Claro que não !!! Ele é tão Mediador que, por Ele, com Ele, nEle e graças a Ele, somo mediadores.

Não somos filhos de Deus concorrentes de Jesus.
Não somos mediadores concorrentes de Jesus.
Os santos não são mediadores concorrentes de Jesus. São mediadores em jesus, por Jesus, com Jesus, reinando com Jesus no Céu.
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José Neto
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MensagemAssunto: Re: Um só mediador?   12/11/2007, 19:46

Caro amigo, acho que você está misturando as coisas, está colocando um monte de coisas meio que sem pé nem cabeça pra tentar CONVENCER de algo que já está explicito na Bíblia.

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Mauricio
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MensagemAssunto: Re: Um só mediador?   12/11/2007, 23:32

netogomes1 escreveu:
Caro amigo, acho que você está misturando as coisas, está colocando um monte de coisas meio que sem pé nem cabeça pra tentar CONVENCER de algo que já está explicito na Bíblia.

Não estou tentando convencer não. Estou apenas mostrando um outro jeito de entender. Esse entendimento não é errado não. É apenas diferente do entendimento anti-católico que os evangélicos promovem.

Se você não conseguiu entender, leia com mais atenção. Realmente deve ser dificil para quem está acostumado a ouvir apenas do jeito anti-católico...

Mas confirmo que é plenamente bíblico e, inclusive, já vi essa explicação em uma declaração conjunta feita por Luteranos, Anglicanos, Calvinistas e Católicos.
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Regis
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MensagemAssunto: Re: Um só mediador?   13/11/2007, 14:53

Mauricio escreveu:
netogomes1 escreveu:
Caro amigo, acho que você está misturando as coisas, está colocando um monte de coisas meio que sem pé nem cabeça pra tentar CONVENCER de algo que já está explicito na Bíblia.

Não estou tentando convencer não. Estou apenas mostrando um outro jeito de entender. Esse entendimento não é errado não. É apenas diferente do entendimento anti-católico que os evangélicos promovem.

Se você não conseguiu entender, leia com mais atenção. Realmente deve ser dificil para quem está acostumado a ouvir apenas do jeito anti-católico...

Mas confirmo que é plenamente bíblico e, inclusive, já vi essa explicação em uma declaração conjunta feita por Luteranos, Anglicanos, Calvinistas e Católicos.

Acho qu entendi a colocação do Mauricio, mas nao concordo.

Está confundindo intercessão e mediação.

Quando intercedemos, não é a mesma coisa que mediar, pois não temos o poder de decidir.

Nós vamos a Jesus, oramos em Seu nome, mas não significa que a decisão em nossas intercessões.

Mediar, portanto, está acima de interceder, de orar.

Ademais a Palavra ensina que há um só mediador.
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José Neto
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MensagemAssunto: Re: Um só mediador?   13/11/2007, 17:50

Concordo com você Regis

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MensagemAssunto: Re: Um só mediador?   14/11/2007, 13:43

[quote="Regis][/quote]

Acho qu entendi a colocação do Mauricio, mas nao concordo.

Está confundindo intercessão e mediação.

Quando intercedemos, não é a mesma coisa que mediar, pois não temos o poder de decidir.

Nós vamos a Jesus, oramos em Seu nome, mas não significa que a decisão em nossas intercessões.

Mediar, portanto, está acima de interceder, de orar.

Ademais a Palavra ensina que há um só mediador.[/quote]


A Palavra também ensina que Jesus é o Filho Unico de Deus !!!

"Deus amou tanto o mundo que enviou seu Filho Unico para que todo o que nele crer não pereça... " - Evangelho de Joao

Como pode ser que Jesus é o Filho de Deus, Filho Unico, e nós também sermos filhos de Deus ? Ora, é como eu já disse: somos filhos em Jesus, O Filho. Não somos filhos por conta própria, mas por Jesus, com Jesus, em Jesus.
E na Mediação é a mesmíssima coisa !!!! Somos em Jesus, com Jesus, por Jesus, sempre !!!!

E a mediação que vocês negam, isto é, a dos santos no céu, é a mediação no sentido de intercessão junto de Deus. Então, quem confunde intercessão com Mediação são os evangélicos ao usarem a passagem que fala que Jesus é o único mediador para negar a intercessão dos santos no Céu.
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MensagemAssunto: Re: Um só mediador?   15/11/2007, 10:32

Abaixo reproduzimos, o documento conhecido como Declaração de Malta, assinado por um grupo de teólogos católicos, ortodoxos, luteranos, calvinistas e anglicanos, em 15 de setembro de 1983, ao final do Congresso de Malta, realizado entre os dias 8 e 15 de setembro do mesmo ano:


"Em prosseguimento dos cinco Congressos Mariológicos Internacionais precedentes, o Congresso de Malta (8-15 de setembro de 1983) permitiu a um grupo de teólogos anglicanos, luteranos, reformados e ortodoxos reunir-se com um grupo de teólogos católicos para refletir sobre a comunhão dos Santos e sobre o lugar que Maria ali ocupa. Reconhecidos ao Senhor pelos encontros precedentes, e pelas convergências que surgiram, acreditam poder apresentar ao Congresso as conclusões do seu diálogo.
1- Todos reconhecemos a existência da comunhão dos Santos como comunhão daqueles que na terra estão unidos a Cristo, como membros vivos do seu Corpo Místico. O fundamento e o ponto central de referência desta comunhão é Cristo, o Filho de Deus feito homem e Cabeça da Igreja (Ef 4, 15-16), para nos unir ao Pai e ao Espírito Santo.
2 - Esta comunhão, que é comunhão com Cristo e entre todos os que são de Cristo, implica uma solidariedade que se exprime também na oração de uns pelos outros; esta oração depende daquela de Cristo, sempre vivo para interceder por nós
3 - O fato mesmo de que, no céu, à direita do Pai, Cristo roga por nós, indica-nos que a morte não rompe a comunhão daqueles que durante a própria vida estiveram pelos laços da fraternidade unidos em Cristo. Existe, pois, uma comunhão entre os que pertencem a Cristo, quer vivam na terra, quer, tendo deixado os seus corpos, estejam com o Senhor (cf. 2Cor 5,8; Mc 12, 27).
4 - Neste contexto, compreende-se que a intercessão dos Santos por nós existe de maneira semelhante à oração que os fiéis fazem uns pelos outros. A intercessão dos Santos não deve ser entendida como um meio de informar Deus das nossas necessidades. Nenhuma oração pode ter este sentido a respeito de Deus, cujo conhecimento é infinito. Trata-se de uma abertura à vontade de Deus por parte de si mesmo e dos outros, e da prática do amor fraterno.
5 - No interior desta doutrina, compreende-se o lugar que pertence a Maria, Mãe de Deus. É precisamente a relação a Cristo que, na comunhão dos Santos, lhe confere uma função singular de ordem cristológica. Além disso, a oração de Maria por nós deve ser considerada no contexto cutual de toda a Igreja celeste descrito no Apocalipse, ao qual a Igreja terrestre quer unir-se na sua oração comunitária. Maria ora no seio da Igreja como outrora o fez na expectativa do Pentecostes (cf. At 1, 14). Por outro lado, quaisquer que sejam as nossas diferenças confessionais, não há razão alguma que impeça unir a nossa oração a Deus no espírito Santo com a da liturgia celeste e, de modo especial, com a da Mãe de Deus.
(...)
Malta, 15 de setembro de 1983.
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