Falando de modo realístico, porém, será que é possível não ficarmos preocupados com os problemas, as decisões, as obrigações e as responsabilidades que temos? Milhões de pessoas se sentem deprimidas, aflitas e sobrecarregadas. Este é o motivo de tranqüilizantes e sedativos serem um negócio multimilionário.
A Bíblia nos incentiva a ‘nos assentar e calcular a despesa’, antes de iniciar um empreendimento maior. (Lucas 14:28-30) Isto inclui analisar as escolhas disponíveis, analisar os possíveis efeitos do resultado e calcular o custo em termos de tempo, energia e dinheiro.
Contra que ansiedades na vida advertiu Jesus? Envolvem ansiedades pessoais, cuidar das necessidades da família, e coisas assim. Como seria imprudente permitir que elas nos sobrecarregassem! “Quem de vós, por estar ansioso, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida?”, perguntou Jesus. Ele admoestou seus ouvintes: “Nunca estejais ansiosos, dizendo: ‘Que havemos de comer?’ ou: ‘Que havemos de beber?’ ou: ‘Que havemos de vestir?’ Porque todas estas são as coisas pelas quais se empenham avidamente as nações. Pois o vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas essas coisas.” Dar prioridade na vida aos interesses do Reino e confiar que Deus suprirá nossas necessidades nos ajudará a controlar as ansiedades e a continuar despertos. — Mateus 6:25-34.
A Bíblia adverte: “Os que estão resolvidos a ficar ricos caem em tentação e em laço, e em muitos desejos insensatos e nocivos, que lançam os homens na destruição e na ruína.” — 1 Timóteo 6:9.